Auxílio Brasil – Veja como receber o benefício

Publicidade

O governo pretende substituir o Bolsa Família pelo novo Auxílio Brasil, conforme foi publicado no Diário Oficial da União no dia 10 de agosto de 2021. O valor deste novo auxilio ainda não foi definido e ainda depende da aprovação no congresso nacional dentro do prazo de 120 dias.

Mas apesar disso, a previsão é de que aprovem entre novembro e dezembro. Conforme mencionado pelo ministro João Roma, aqueles que já fazem jus ao Bolsa Família passaram a recebem o Auxílio Brasil.

Já aqueles que ainda não recebem o Bolsa Família e querem receber o Auxílio Brasil devem realizar o cadastro no CadÚnico para se inscrever no benefício. Para aprender o procedimento do cadastro acompanhe os tópicos seguintes:

Publicidade
Auxílio Brasil (imagem do Google)

Como se cadastrar no CADúnico:

Primeiramente você precisa saber que para concorrer ao Auxílio Brasil você precisa estar em uma família cuja renda se enquadre em um dos dois perfis a seguir:

– Família cuja renda mensal seja de 550 reais ou menos por pessoa

– Família cuja renda mensal de todos os membros somados não ultrapasse 3300 reais mensais.

Como se inscrever no novo programa Auxílio Brasil

Para concorrer ao auxílio, o primeiro passo é realizar o CadÚnico, ou atualiza-lo caso já tenha realizado. Para consultar todos os seus dados no CadÚnico é bem simples, basta acessar o aplicativo ‘’ Meu CadÚnico’’ que está disponível para celulares iOS e Android, e em seguida acessar a página de assistência social do governo federal, onde se reúne informações úteis, havendo até mesmo um manual de uso.

Inscrição no CadÚnico

As inscrições são realizadas presencialmente através das prefeituras da sua respectiva cidade, na maioria das vezes ocorre no centro de referência de assistência social, ou seja, no CRAS.

Vale lembrar que também é possível realizar o cadastro nos postos de atendimento do Cadastro Único ou no centro de atendimento do bolsa família.

Publicidade

Requisitos necessários

É necessário que uma pessoa da família se responsabilize por entregar as informações do cadastro para o responsável da Unidade Familiar -RF. E além disso o indivíduo que realizar o cadastro deve ter no mínimo 16 anos, título de eleitor, CPF.

Acompanhe todos os documentos que você deve portar no dia do cadastro:

  • Certidão de nascimento
  • CPF
  • Certidão de casamento
  • RG
  • Título de eleitor
  • Carteira de trabalho
  • RANI (Caso seja indígena)

Para aqueles que não possuem os devidos documentos e nem mesmo registro civil, será necessário passar por um procedimento diferenciado e mais lento, havendo a oportunidade de se cadastrar no CADÚnico, porém deverá aguardar a complementação da documentação para iniciar o processo.