Ter um bom índice de endividamento em relação ao crédito disponível o ajudará a atingir uma boa classificação de crédito. Quanto menos dívida você tiver em comparação com o crédito disponível, melhor será sua classificação de crédito.
Visto que ter um bom crédito é importante, saber como minimizar os encargos que você paga às operadoras de cartão de crédito também é importante. Encargos financeiros mensais, taxas e penalidades podem se tornar muito caros com o tempo. No entanto, existem algumas maneiras de economizar na fatura do cartão de crédito.
Use cartões de crédito apenas se você tiver dinheiro para pagar o saldo
Se você se limitar a usar o crédito apenas para coisas que já pode pagar, não correrá o risco de carregar saldos mês a mês. Embora seja muito mais fácil falar do que fazer, considere as altas taxas de juros cobradas por muitos cartões de crédito, especialmente cartões de crédito de lojas de departamentos. Contando apenas com as compras necessárias e não carregando saldos, você evitará encargos financeiros mensais.
Entenda como os encargos financeiros mensais são calculados
Os encargos financeiros mensais são os valores monetários que os emissores de cartão de crédito cobram pelo uso de seu dinheiro a cada mês. Essas cobranças baseiam-se na porcentagem anual definida pela administradora do cartão de crédito; no entanto, as cobranças mensais podem variar com base em vários fatores:
- Data de vencimento: data em que a fatura deve chegar à empresa. Caso a empresa não receba o pagamento até essa data, poderá cobrar multa por atraso.
- Data real em que o pagamento chega à empresa: Se uma conta for paga antes da data de vencimento, não devem ocorrer multas por atraso. No entanto, se todo o saldo não for pago integralmente, esta data ajudará a determinar os encargos financeiros mensais.
- Data em que a conta “fecha”: A data que reflete qualquer atividade anterior na conta.
- Período de carência: tempo decorrido entre o “fechamento” da conta e o vencimento da fatura. Isso geralmente dura cerca de 20 a 25 dias, mas você precisa verificar com a administradora do cartão de crédito os termos do seu período de carência. (Observação: algumas empresas de cartão de crédito não oferecem períodos de carência nas compras se os saldos forem transferidos de um mês para o outro. Nesse caso, os encargos financeiros serão aplicados imediatamente a todas as compras.)
Para economizar dinheiro e ainda manter um saldo no cartão de crédito, você precisa levar em consideração todos os fatores acima.
Quanto mais cedo você pagar sua fatura, menores serão os encargos financeiros para o mês seguinte. Para obter exemplos de como os pagamentos afetam as taxas de juros, visite o site de aconselhamento de crédito Care One .
Preste atenção às taxas de juros, não às vantagens
Muitos cartões de crédito, especialmente cartões de crédito de lojas de departamentos, oferecem vantagens ou recompensas aos clientes por usá-los. Antes de se comprometer com esse tipo de cartão e fazer grandes compras, tome cuidado com as altas taxas de juros. Alguns cartões de crédito de lojas oferecem taxas decentes; no entanto, geralmente cobram juros significativos.
Os cartões de crédito das lojas de departamentos não são os únicos que cobram taxas mais altas. As principais empresas de cartão de crédito, como Visa e MasterCard, podem oferecer cartões de recompensa que permitem que você ganhe pontos ou milhas a cada compra; alguns até permitem que você ganhe dinheiro de volta. Assim como acontece com os cartões de crédito de lojas de departamentos, eles também tendem a acarretar taxas de juros mais altas. Eles também podem cobrar taxas anuais.
Tente evitar taxas desnecessárias
Uma forma de economizar na fatura do cartão de crédito é estar ciente das taxas comuns cobradas pelo seu cartão de crédito. Embora cada cartão seja diferente, verifique se você está pagando:
- Taxas atrasadas
- Encargos financeiros mínimos
- Taxas anuais
- Taxas de adiantamento de dinheiro
- Taxas de transferência de saldo
- Taxas acima do limite
- Taxas de instalação
Se você não tiver certeza se essas taxas se aplicam ou não aos seus cartões de crédito específicos, verifique as letras miúdas no verso da fatura do cartão de crédito.
Nunca presuma que sua taxa de juros mensal é a mesma que você paga por adiantamentos em dinheiro ou transferências de saldo. Se você costuma confiar em seu cartão de crédito para adiantamentos em dinheiro, esteja ciente da diferença nas taxas de juros, se aplicável. Se você estiver recebendo cobranças de taxas que parecem imprecisas, entre em contato com a administradora do cartão de crédito e solicite que as taxas sejam removidas.
Não negligencie 0% de juros e ofertas de transferência de saldo
Embora abrir outra conta de cartão de crédito possa não ser atraente, preste atenção a algumas das grandes ofertas que existem. Alguns cartões oferecem financiamento de 0% por um determinado período; alguns desses cartões também oferecem transferências de saldo grátis. Esses cartões podem ajudá-lo a saldar sua dívida mais rapidamente.
Pague mais do que o valor mínimo devido
A única maneira de sair das dívidas e gastar menos com as contas do cartão de crédito é pagar todos os saldos pendentes. Se você pagar apenas o valor mínimo devido, isso pode levar muito tempo. Examine toda a sua situação financeira e veja se há uma maneira de pagar mais a dívida do cartão de crédito a cada mês.