Como se preparar para a crise com hábitos financeiros saudáveis

Publicidade

Provavelmente, a última coisa em que você quer pensar durante uma crise é trabalhar em hábitos financeiros saudáveis, como economizar dinheiro. Mas, se você puder salvar, poderá tornar mais fácil sua eventual recuperação.

“Cada vez que você gasta algum [dinheiro], está olhando para o seu futuro”, diz Saundra Davis, fundadora e diretora executiva da Sage Financial Solutions, uma organização sem fins lucrativos com sede na área da Baía de São Francisco que oferece treinamento e serviços financeiros para pessoas de todo o espectro de riqueza.

Independentemente de sua situação financeira ter mudado ou não desde o início de 2020, você pode se beneficiar dessas estratégias de economia agora ou no futuro.

Publicidade

Reduza custos, incluindo contas, se necessário

O conselho comum para economizar dinheiro é cortar custos desnecessários. Durante uma crise contínua, como uma pandemia, pode ser necessário redefinir o que é “desnecessário”.

Comece com o custo do básico básico para operar sua casa – aluguel ou hipoteca, serviços públicos, comida – e quando você levar em conta as contas, não trate todos da mesma forma. Por exemplo, pagar sua fatura de cartão de crédito integralmente todos os meses normalmente é a melhor tática, mas em tempos difíceis, é normal não seguir esta regra e apenas pagar o mínimo. Para pagamentos de empréstimos, veja se seu credor pode oferecer alívio.

“Não deixe seu credor decidir o que você pode pagar”, diz Davis. “Esboce seu próprio orçamento.” Isso pode significar trabalhar com seu credor para reduzir os pagamentos ou suspendê-los temporariamente.

Ajuste suas metas de economia

Ter uma quantia em dólar para economizar geralmente é útil. Um fundo de emergencia, por exemplo, é uma meta padrão que envolve o custo de vida de três a seis meses. Mas durante uma emergência, considere redefinir as expectativas.

“Se sua receita mudar, você não ficará obrigado a economizar um valor fixo”, disse LaKhaun McKinley, planejador financeiro certificado e proprietário da empresa MNM Vested em Katy, Texas.

Publicidade

A maneira como você salva pode precisar ser ajustada também. Se você usar transferências automáticas de contas correntes para contas de poupança, veja se esse valor ainda é viável para você. Caso contrário, reduza a quantidade. Ou, como último recurso, cancele as transferências por enquanto e faça transferências únicas quando possível.

Ao economizar dinheiro, “o hábito é mais importante do que a quantia”, diz Davis.

O que fazer: encontre uma alta taxa de economia

Abrir uma conta de poupança de alto rendimento em um banco online é uma boa estratégia, independentemente do ambiente econômico. A taxa média nacional é de 0,06%, mas algumas contas de poupança online atualmente mais de 1% de rendimento anual. O processo de abertura de conta pode levar alguns minutos.

Abrir uma conta de alto rendimento “pode ser uma maneira simples de ganhar mais”, diz Kelley Long. Ela é contadora pública, planejadora financeira e membro do American Institute of CPAs ‘Consumer Financial Education Advocates.

Não fazer: Retire as economias com muita frequência

Fique de olho na frequência com que você acessa sua conta poupança. Os bancos podem cobrar uma taxa de retirada de poupança excessiva se você passar de seis por mês. Durante o COVID-19, o Federal Reserve interrompeu essa regra, mas cabe a cada banco escolher se deseja cobrar a taxa. Fique atento também a outras taxas, como saque a descoberto, se você ultrapassar o saldo de sua conta corrente.

Se você está tendo problemas com taxas, examine por que precisava de mais economia do que o esperado.

“Podemos ser excessivamente agressivos nas metas de economia. Isso geralmente se deve ao fato de não contabilizarmos certas despesas em nosso plano de gastos ”, diz Long.

“Em uma crise”, ela acrescenta, “precisamos nos lembrar de que há momentos em que não podemos pensar a longo prazo”.