Siga-nos

A alta do Bitcoin é ‘fichinha’ perto do potencial dos criptoativos que estão à frente na Corrida da Blockchain

Publicidade

Seria mentira dizer que 15 anos atrás qualquer um imaginaria a existência de uma moeda 100% virtual, sem o patrocínio de uma instituição soberana, como um Banco Central. E muito menos que ela seria o investimento mais rentável de 2020. 

Foi em 1988 que a internet finalmente se abriu para fins comerciais. Apenas 20 depois, em 2008, surgiu o bitcoin. Uma moeda digital criada em resposta à maior crise financeira enfrentada pelo mundo desde 1929. 

Publicidade

O Bitcoin foi o início de uma rebelião contra o sistema financeiro. Um desafio aos Bancos Centrais, que destruíram o valor do dinheiro salvando as mesmas instituições que criaram a crise.

O Bitcoin emergiu para substituir as moedas físicas e, principalmente, descentralizar o poder sobre o dinheiro. Talvez o impacto dele ainda não seja totalmente claro, ou mesmo bem compreendido. 

Entre investidores, muitos se referem ao Bitcoin como o “Ouro Digital”, exatamente por ter características muito semelhantes ao metal precioso. 

  1. É um ativo limitado, já que depois de serem minerados 21 milhões de bitcoins, não será possível criar nenhum outro. Hoje, existem quase 19 milhões de Bitcoins minerados, chegando a 90% da sua capacidade. 
  2. Assim como o ouro, o Bitcoin é um bem durável, que sobreviveu a crises e consolidou sua infraestrutura, o blockchain, com usabilidade em diversos setores da economia, da agricultura ao sistema financeiro.

André Franco, analista da Empiricus e especialista em criptoativos, recomendou o investimento em bitcoin em 2017 na sua série Crypto Legacy, desde então, o ativo já teve uma valorização de mais de 1000%.

Na época, a moeda era cotada a menos de U$5 mil e no dia em que escrevo este reportagem, ele vale cerca de US$ 55 mil.

Uma aposta fora da curva

Enquanto os investidores do stock picking tradicional não davam o mínimo de valor para as criptomoedas – que fizeram e ainda fazem uma geração de milionários -, alguns visionários enxergavam nesse mercado uma possibilidade de lucros exponenciais. 

Publicidade

É exatamente esse o caso de André Franco, formado em Engenharia Mecatrônica pela USP e completamente apaixonado pelo mundo das moedas digitais. 

Sob responsabilidade dele, a Empiricus criou a série Crypto Legacy, que há quase quatro anos transforma os investimentos de mais de 36 mil assinantes. 

A reação em cadeia do Blockchain

A palavra Blockchain, numa tradução literal, significa “cadeia em blocos”, o que, em si, não é uma explicação ruim. Basicamente, o Blockchain é uma estrutura de registros, onde todas as transações feitas são registradas em blocos sequenciais. 

Imagine um trem carregando dados em seus vagões. O primeiro vagão estaria carregando os dados 123, o segundo carregaria 123.456 e assim por diante.

Publicidade

Isso tudo acontece de uma forma automatizada, o que faz com que todos os ativos construídos sobre a tecnologia do Blockchain sejam seguros. 

As informações não se perdem nem podem ser duplicadas, já que o registro é único e feito em cadeia.

É por isso que essa tecnologia tem sido visada pelas maiores empresas do mundo, algumas delas você com certeza conhece: 

  • Amazon
  • Google
  • Apple
  • BMW
  • JP Morgan
  • Santander
  • Samsung

Talvez você conheça alguém que não entende, e subestima o potencial dessa nova tecnologia. 

Não sei você, mas eu gosto de pensar que se o assunto é importante e eu não tenho muito conhecimento sobre ele, é bom ouvir um especialista. 

E quem seriam os maiores especialistas em tecnologia hoje senão Google, Amazon, Apple e seus pares?

Enquanto as grandes empresas correm contra o tempo para otimizarem seus negócios, você pode investir agora nos criptoativos mais promissores desse mercado… 

Mas antes, um aviso. 

É muito provável que você nunca tenha ouvido falar nos criptoativos que o André vai recomendar para você investir. 

Isso é algo pensado, feito de propósito. 

A seleção do André conta atualmente com 12 criptoativos. Alguns deles, podem mudar por completo o universo das finanças nos próximos anos. 

Outros, estarão presentes nos jogos mais populares do mundo num futuro próximo. 

Mas hoje, eles são completos desconhecidos. 

Para você, eles serão pequenas apostas, capazes de transformar por completo a sua vida financeira. 

Não só de Bitcoin vive o mercado das criptomoedas

Eu falei numa lista de 12 criptoativos, não é mesmo? Chamamos de altcoins os demais criptoativos que não o Bitcoin. 

E neste momento, o André acredita que estejamos entrando numa Altseason! Em tradução livre, a temporada das altcoins!

Em todos os últimos grandes ciclos do bitcoin ocorreu esse fenômeno. Trata-se de um curto intervalo de tempo que as demais criptomoedas e tokens, que não o bitcoin, entregaram retornos completamente exponenciais aos seus investidores. 

Estou falando de cinco dígitos em 1 ano. Veja só a performance de algumas altcoins em 2020.

Emprego OLX – Conheça as vagas e veja como funciona o aplicativo

Publicidade

Se você procura por vagas de emprego OLX saiba que está no artigo certo! A OLX é um dos maiores sites de compra e venda online. Recentemente a empresa anunciou diversas vagas de emprego para trabalhar em casa. 

Se inscrever para vagas de emprego ficou um pouco mais prático nos últimos anos, por causa da tecnologia no dia a dia. Se antes era necessário ir de empresa em empresa durante todo o dia e ainda gastar com transporte, hoje você pode se candidatar direto do celular.

Publicidade

Por causa disso, aumentaram também o número de pessoas se inscrevendo, você pode acabar concorrendo a uma vaga com centenas de pessoas. Por isso, se você quer encontrar uma vaga que atenda ao que você precisa na empresa OLX, acompanhe o artigo a seguir.

emprego OLX
emprego OLX (imagem retirada do Google)

Vagas de emprego OLX

A OLX anunciou há pouco mais de três semanas, a abertura de algumas vagas  para quem deseja trabalhar em casa. Isso pode ser muito benéfico para quem não quer gastar com transporte ou já se acostumou com o modelo home office e se sente mais produtivo assim.

As inscrições já estão abertas e são mais de 80 oportunidades, sendo 23 da área corporativa. Essas vagas de emprego OLX são divididas para todas as áreas: Marketing, Comercial, Operações, Compras, Financeiro e Estratégia. 

Além delas, são mais 52 oportunidades em Tecnologia e nove em Produto. A empresa procura candidatos dinâmicos, criativos e que compartilhem da mesma ideia de incentivar a mudança na forma de consumo e promover a economia compartilhada. 

Como se inscrever para as vagas de emprego OLX

Ficou interessado nas vagas de emprego OLX? Se sim, saiba que se inscrever para uma das vagas é bastante simples. Você só precisa acessar a página de carreiras da OLX e enviar seu currículo.

O processo seletivo está sendo realizado de forma online por causa da covid-19. Ou seja, todos os candidatos vão passar por entrevistas e testes de forma remota. 

Publicidade

Quem for selecionado para uma das vagas terá direito a flexibilidade de horário, apoio psicológico, aulas de yoga, meditação e mais. Tudo o que for necessário para ajudar a cuidar tanto da saúde física quanto psicológica.

Como funciona o aplicativo OLX Brasil

Se você quer se candidatar a uma das vagas de emprego OLX já deve conhecer um dos maiores sites de vendas do país. O app OLX foi criado para quem quer praticidade e comprar ou vender o que quiser de qualquer lugar.

Lá você encontra todo tipo de produto com ótimo preço e qualidade. Entre eles eletrodomésticos, mobília para sua casa e até automóveis. Além de comprar, você também pode ter uma renda extra vendendo o que não quer mais.

Tanto no app quanto no site você consegue comprar de forma segura e com liberdade! Além disso, ainda aproveita as várias formas de pagamento, como PIX ou parcelamento em até 12x sem juros. 

Publicidade

Principais características técnicas do aplicativo

Você gostou do aplicativo da OLX mas ainda tem dúvidas sobre ele? Então veja agora algumas características do sistema do app para sanar todas elas. Ele foi lançado há quase 10 anos, em Agosto de 2013. 

O app sempre recebe atualizações com novidades e a mais recente foi em março deste ano. Atualmente o OLX Brasil é um dos mais populares da categoria, e está em sétimo lugar na lista de principais apps gratuitos. 

Ele já ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads e possui nota de 4 estrelas na Play Store. O tamanho do download é de 100 MB então até quem possui pouco espaço no aparelho pode instalar tranquilo. Você também encontra o app OLX Brasil na plataforma App Store para iOS. 

Como fazer para baixar e utilizar esta ferramenta?

Se você chegou até aqui, significa que já conhece o app OLX e as vagas de emprego OLX.  Que tal instalar o app no seu celular? Esse processo é muito simples, portanto acompanhe a seguir o passo a passo que montamos.

Antes de fazer qualquer coisa, confira se seu smartphone está conectado a internet de forma correta. Depois disso, você precisa abrir a loja de apps Google Play Store ou App Store e na barra de pesquisa digitar o nome “OLX Brasil”. 

Por último é só abrir o aplicativo, criar seu cadastro e já pode começar a utilizá-lo normalmente, tanto para comprar quanto para vender. Não esqueça de conceder as permissões que o app solicitar.

Considerações sobre vagas de emprego OLX

Hoje em dia, por mais prático que seja procurar vagas de emprego, a concorrência pode ser grande e deixa tudo mais difícil. Por isso, não fique para trás, acesse o site de carreiras da OLX, escolha a vaga que mais se encaixa com seu perfil e candidate-se.

Se você já se candidatou para a vaga de emprego OLX que queria, conheça também o app de compras e aproveite. Visite a área de Aplicativos do nosso site para conhecer mais.

Para mais artigos acesse a área de Aplicativos. 

Lá você conhece fica por dentro da contagem de gols de CR7 e Messi, conhece o app de bilhete de transporte, aprende como economizar na conta de energia e muito mais. Além de diversos outros artigos para ter um dia bem informado.

Continue Lendo

BTG Pactual lança fundo de investimento em bitcoin

Publicidade

BTG Pactual lança fundo de investimento em bitcoin

Aplicação inicial é de R$ 1

Investimentos são compostos de 20% na criptomoeda e 80% em renda fixa

O BTG Pactual decidiu apostar nas criptomoedas e lançou nesta segunda-feira (5) um fundo de investimento em bitcoin que já está disponível para os clientes do BTG Pactual digital. É o primeiro do tipo no Brasil feito por um banco de investimento. Com valor mínimo de R$ 1, a aplicação é feita diretamente pelo aplicativo do banco. As informações são da Exame.

O objetivo da instituição financeira é que o BTG Pactual Bitcoin 20 torne simples e rápido o investimento na criptomoeda. “Queremos aproveitar toda robustez, tecnologia e estrutura bancária que o BTG Pactual já possui para oferecer vantagem competitiva e democratizar o investimento em bitcoin, moeda que mais cresce dentro do segmento de criptomoedas, e com um produto mais acessível em termos de custo para o investidor”, diz Will Landers, head de renda variável da BTG Pactual Asset Management, responsável por gerir o fundo. 

Publicidade

A instituição financeira não cobra taxa de perfomance, mas é cobrada uma taxa de administação de 0,5% ao ano, além de liquidez D+. Ou seja: é possível fazer o resgate três dias úteis depois da solicitação. 

Não é tudo em bitcoin

O fundo, no entanto, não é só composto por bitcoin e segue as regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Sendo assim, os investimentos são compostos de 20% na criptomoeda e 80% em renda fixa.

Segundo a CVM, o investimento somente em bitcoins pode ser feito apenas para fundos de pessoa física ou jurídica com investimento maior que R$ 1 milhão. No caso de investidores profissionais, é necessário ter uma aplicação maior do que R$ 10 milhões. 

Continue Lendo

Bitcoin: Brasileiros negociam R$ 7,48 bilhões em março

Publicidade

O Cointrader Monitor, que é um importante portal relacionado a Bitcoin e criptomoedas no Brasil, apresentou o relatório do mês de março que mostrou dados a respeito do total de negociações do criptoativo no país através das exchanges brasileiras. Destaca-se no relatório o total de R$ 7,48 bilhões em Bitcoins que foram negociados durante o mês.

Em relação a fevereiro, o volume negociado em Bitcoins em março foi 33,1% menor, já que no mês anterior os dados registraram 36.168,66 Bitcoins movimentados. Apesar disso, a redução em Reais foi de 18,8%.

Publicidade

Comparado a março de 2019 o volume de Bitcoins negociados foi 1,4% menor. Já em relação a 2020 esse volume de negociação foi 43% inferior ao de 2021, considerando nesses casos apenas o mês de março de cada ano.

Entretanto, quando se observa o volume negociado em Reais, ocorreu um aumento de impressionantes 449% em março de 2021 em relação ao mesmo mês em 2020, pois o volume negociado neste mês foi de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

A explicação para isso, segundo aponta o relatório, “ocorre devido ao valor do par BTCBRL”. Ainda complementa-se isso lembrando que “Em 2019, o valor médio do Bitcoin em Real foi de R$ 29.532,11. No ano seguinte, 2020, foi de R$ 58.041,26. E agora, em 2021, até o dia 31 de março, foi de R$ 334.025,66”.

Binance se torna a exchange com maior volume de negociação do Brasil

relatório foi divulgado na última quinta-feira (1) e apontou que a Binance ultrapassou o Mercado Bitcoin como a exchange com maior volume de negociação mensal do Brasil em março, por meio dos dados coletados de API disponibilizadas por essas corretoras de criptomoedas.

Binance movimentou 5.541,97 Bitcoins do total dos 24.183,27 movimentados ao todo no mês, o que corresponde a cerca de 22,92% de todo o mercado. O dia com maior movimentação aconteceu em 9 de março, quando se registrou um montante de 1.505,93 Bitcoins. O menos movimentado foi 6 de março, com apenas 310,56 Bitcoins.

As exchanges nada mais são do que as corretoras de Bitcoin e criptomoedas, onde é possível fazer a negociação de compra e venda desse tipo de ativo. No Brasil, existem diversas exchanges, mas a que se destacou em volume de negociação no mês de março foi a Binance.

Publicidade

A elaboração do relatório sobre Bitcoin no Brasil

A Cointrader Monitor, em seu blog, destaca que o objetivo do relatório é “apresentar as informações coletadas de forma organizada, deixando disponível a informação para a análise dos especialistas.”

Além disso, as 31 exchanges que participaram da coleta de dados foram: Alterbank, Binance, Biscoint, BitCambio, BitcoinToYou, BitcoinTrade, Bitnuvem, bitPreço, Bitrecife, Bitso, Blocktane, BrasilBitcoin, Braziliex, BULLGAIN, Citcoin, Coinext, CointradeCX, ComprarBitcoin, CryptoMKT, flowBTC, Foxbit, Makes Exchange, MercadoBitcoin, NovaDAX, Nox Bitcoin, PagCripto, PagCripto OTC, Stonoex, UpCâmbio, Walltime e YouBTrade.

relatório ainda fala um pouco sobre a trajetória do preço do Bitcoin no Brasil durante o ano de 2021. No dia 01 de março de 2021, o valor do Bitcoin era de quase R$ 282 mil e no final do período, no dia 31 de março 2021, era de pouco mais de R$ 334 mil, uma valorização de 18,49% no período de 1 mês.

investimento em Bitcoin no Brasil está ganhando cada vez mais adeptos, embora ainda seja a minoria do país que invista em renda variável, seja na bolsa de valores, fundos ou até mesmo nas criptomoedas em si.

Publicidade
Continue Lendo

Corretora brasileira abre votação para listar cinco novas criptomoedas

Publicidade

A corretora brasileira de criptomoedas Coinext abriu nesta semana uma votação pública para escolha de cinco novas criptomoedas para serem listadas em sua plataforma de negociação. São oito opções de moedas: EOS, Paxos Standard (PAX), Cardano (ADA), Stellar (XLM), Chainlink (LINK), DAI, USD Coin (USDC) e Dogecoin (DOGE). Juntas, elas têm US$ 88 bilhões em valor de mercado, segundo o CoinMarketCap.

Qualquer um pode participar. Basta entrar no site da corretora, inserir e-mail e selecionar cinco entre as sugestões. A votação pode ser feita até o domingo (4). “Com a ascensão do mercado de criptomoedas, muitos clientes começaram a pedir mais opções de altcoins. Para que isso seja possível e bem-sucedido, fizemos uma pesquisa sobre os projetos, capitalização de mercado e liquidez. Agora a escolha está com o público”, disse José Artur, CEO da Coinext, em comunicado à imprensa.

Publicidade

Resultado da votação

A divulgação do resultado está prevista para a quarta-feira (7).

De acordo com a exchange, as moedas serão listadas até o fim deste mês e terão taxa 0% para trades até dia 1º de maio.

Com a listagem, a corretora terá em seu portfólio 11 opções de ativos digitais que podem ser negociados com reais. Hoje, é possível comprar e vender na exchange Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple, Bitcoin Cash e USD Tether.

Continue Lendo

Concurso Marinha 2021: Saiu o novo edital de aprendiz de marinheiro com 750 vagas

Publicidade

Saiu o edital. A Marinha do Brasil faz saber aos interessados a abertura de novo edital para o preenchimento de 750 vagas na função de Aprendiz Marinheiro. De acordo com o documento, as oportunidades são apenas para homens.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados deverão ser do sexo masculino e ter 18 anos ou menos de 22 até o primeiro dia do mês de janeiro de 2022. Além disso, é requisito ter concluído o ensino médio ou estar em fase de conclusão do último ano, possuir altura mínima de 1,54m, e a máxima de 2,00m, não ser casado ou não ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros.

Publicidade

Durante o curso de formação, o formando recebe, mensalmente, a quantia de R$1.303,90, sendo R$1.105 correspondentes ao soldo militar, R$143,65 correspondentes ao adicional militar e R$55,25 correspondentes ao adicional de compensação por disponibilidade militar.

Já como aprendiz, o aluno fará jus a uma bolsa-auxílio no valor total bruto de R$1.398,30 sendo R$1.185,00 correspondentes ao soldo militar, R$154,05 correspondentes ao adicional militar e R$59,25 de adicional de compensação por disponibilidade militar.

Inscrição Concurso Marinha 2021 – Aprendiz

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 24 de maio e 13 de junho de 2021, por meio do site de ingresso da instituição. A taxa de inscrição vai custar R$40.

O interessado também pode, caso prefira, realizar a inscrição por meio dos postos de atendimentos, em qualquer uma das Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL), listadas em edital.

Continue Lendo

Imposto de Renda e Bitcoin: quais os erros que podem te fazer cair na malha fina

Publicidade

Informações incorretas na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física podem fazer contribuintes caírem na malha fina da Receita Federal.

Para ajudar investidores de criptomoedas a evitar possíveis multas, a reportagem preparou uma lista com os principais erros a serem evitados na hora de declarar os ativos digitais.

Publicidade

As informações estão na nova edição do e-book gratuito “Como Declarar bitcoin e outros criptoativos no imposto de renda 2021”, lançado pelo Portal do Bitcoin e pela contadora especializada em criptomoedas Ana Paula Rabello.

1. Inserir códigos errados

Até o ano passado, não havia códigos específicos para declarar bitcoin e altcoins. Neste ano, no entanto, a Receita Federal criou três novos números, que devem ser inseridos na aba “Bens e Direitos” da declaração.

2- Não declarar nada abaixo de R$ 30mil/mês

Alguns contribuintes acham que não precisam declarar valores abaixo de R$ 30 mil. Isso está errado. De acordo com a nova regra, aquele que adquiriu mais de R$ 5 mil em cada categoria de ativo digital – bitcoin, altcoins e tokens – é obrigado de declarar no imposto de renda.

3 – Não declarar achando que a exchange já declarou

Outro erro comum é que muitos contribuintes acham que como a corretora já declarou, não há necessidade de eles declararem seus criptoativos para a Receita Federal. Isso está errado. Qualquer valor de aquisição igual ou superior a R$ 5 mil em bitcoin ou altcoins deve ser declarado.

4 – Declarar tudo de uma vez

Investidores percebem que nunca declararam seus bitcoins e altcoins de anos anteriores e decidem fazer isso no ano em curso. Está errado. As informações informadas no IRPF de 2021 são referentes apenas ao ano de 2020. Anos anteriores devem ser retificados.

5 – Liquidar e não declarar ganhos

Outro erro comum dos contribuintes é quando eles liquidam todas os seus bitcoins e altcoins no ano em curso, e não declaram os ganhos, uma vez que não tinham saldo no fim do ano. De acordo com as regras da Receita, os ganhos devem ser declarados.

Publicidade

6 – Achar que permuta não é tributável

Assim como compra e venda, doação, transferência, retirada, cessão temporária, dação em pagamento e emissão de ativos digitais, a permuta de bitcoin e altcoins também deve ser tributada.

7 – Achar que só incide IR quando saca para conta bancária

Muitos contribuintes acreditam que o imposto de renda só incide na hora que ocorre a transferência dos bitcoins e altcoins para a conta no banco. Errado.Oo fato gerador do imposto é a alienação, não a transferência bancária.

8 – Apurar ganhos de capital com o carnê-leão

Os ganhos de capital devem ser apurados por meio do Programa de Apuração de Ganhos de Capital (GCAP). Contribuintes que venderam mais do que R$ 35 mil em um mês, e tiveram lucro, devem enviar o GCAP para a Receita no mês subsequente à venda.

9 – Entregar declaração fora do prazo

A declaração de imposto de renda pode ser entregue até o dia 30 de abril. Caso o contribuinte perca o prazo, terá que pagar uma multa no valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do imposto devido sobre a renda.

Publicidade
Continue Lendo