Se você quer saber tudo sobre o FGTS e o calendário de pagamentos, veio ao lugar certo! Vamos te explicar tudo sobre o benefício e ainda te ensinar um passo a passo para baixar um app onde você pode conferir o seu saldo de FGTS e saber a data correta para o saque do seu benefício.
Quando se fala em FGTS sempre há algumas dúvidas pertinentes sobre o assunto e foi pensando nisso que elaboramos esse artigo. AO ler até o final você vai saber de tudo que é necessário para aproveitar ao máximo esse e outros benefício pagos aos trabalhadores brasileiros.
Dicas de como efetuar o saque do FGTS, atalho para baixar o aplicativo e ainda maiores informações sobre o calendário atualizado do ano de 2022 você vai encontrar aqui. Fique com a gente até o final e siga o passo a passo que vamos disponibilizar, agilizando a sua forma de receber o FGTS.

Sabendo mais sobre o benefício do FGTS
Primeiramente você precisa entender sobre o FGTS e como ele funciona, isso vai facilitar o seu entendimento sobre esse benefício, além de te ajudar a baixar o aplicativo para ter acesso aos seus dados. Depois de entender melhor fica muito mais fácil aprender a consultar o seu saldo e sacar a sua grana.
O FGTS nada mais é que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ele foi criado visando a proteção e a garantia dos trabalhadores que foram desligados ou demitidos sem uma justa causa. Assim que você é contratado por uma empresa passa a ser vinculado ao FGTS.
Todo começo de mês o empregador tem o dever de depositar 8% do salário dos seus funcionários em uma conta exclusiva do FGTS. Essa conta é vinculada ao trabalhador logo no início do contrato de trabalho. Ao final do seu vínculo com o empregador, esse valor é restituído e o empregado tem o direito de saca-lo. Vamos ver mais a frente quem tem esse direito garantido.
Quem tem o direito ao saque de FGTS
Como já foi dito anteriormente, todos os trabalhadores têm o direito ao Fundo de Garantia, mas nem todos eles podem sacar o valor que foi arrecadado. Todos os trabalhadores que são registrados pelo regime da CLT ( Consolidação das Leis Trabalhistas ) têm direito ao FGTS.
O mesmo direito é garantido à uma série de brasileiros, que exercem funções trabalhistas ou pagam o seu imposto do FGTS de outra forma. Estão incluídos na lista das pessoas que têm direito do fundo de garantida do tempo de serviço:
- Trabalhadores doméstico que possuem registro assinado em Carteira de Trabalho e Previdência Social, mais conhecida como CTPS
- Brasileiros que exercem funções caracterizadas como trabalho rural, desde que os mesmos façam o pagamento mensal do FGTS
- Funcionários temporários ou avulsos, que prestem serviços à empresas que façam o depósito do benefício
- Atletas profissionais registrados, também têm direito de receber o FGTS.
Resumindo, todo e qualquer trabalhador que tenha a porcentagem de dinheiro vinculada ao FGTS, deduzida mensalmente, irá ter o direito de sacar o FGTS ao final de sua prestação de serviço, desde que essa desvinculação não seja por justa causa.
O que caracteriza uma demissão por justa causa?
A demissão por justa causa é caracterizada, principalmente, por uma rescisão contratual de trabalho, que não dá ao empregado os benefícios trabalhistas ligados diretamente ou indiretamente à CLT. Quem define se a causa é justa ou não são os regimes e leis ligadas ao trabalho e ao trabalhador.
Muitos fatores podem ser considerados em uma demissão por justa causa, como por exemplo: Má conduta ou mau comportamento do empregado em relação ao seu serviço ou ao seu local de trabalho, improbidade constatada em atos não permitidos. Efetuar negócios não permitidos também caracteriza uma demissão por justa causa.
Se o empregado for condenado pela justiça enquanto exerce sua função, também será demitido por justa causa. Alguns outros fatores definem a forma de demissão, embriaguez no local e horário de serviço, violação dos segredos da empresa em que trabalha e desídia ao desempenhar sua respectiva função também são formar de se acarretar uma demissão por justa causa.
Aplicativo saber se tem direito ao FGTS
Como havia prometido, vamos te ensinar um passo a passo para ter acesso à informações sobre o seu FGTS. Clicando aqui você terá dicas a respeito de um aplicativo que te dá acesso ao seu FGTS. Se quer ir direto para o download do app clique aqui e você será direcionado.
Após coletar todas as informações necessárias e efetuar o download do seu app do FGTS fica tudo mais fácil. Basta você informar alguns dados e criar um login e senha para cessar o seu app pelo celular ou pelo computador. Dessa forma fica mais rápido saber se você tem ou não o direito ao FGTS.
Nesse mesmo app você terá acesso ao calendário de pagamentos do FGTS para o ano de 2022 e ainda pode conferir o seu saldo retido. Existem muitos outros direitos dos trabalhadores, mas isso já é assunto para outro artigo. Fique sempre ligado nas novidades e obrigada por ler até aqui.