Informe de rendimentos IRPF – Emitir o documento no app da Caixa

Publicidade

Informe de rendimentos IRPF e como emitir o documento no app da Caixa será o tema do nosso artigo. A internet oferece muitos meios para facilitar o nosso dia a dia.

Os aplicativos bancários são um desses meios, que visam a agilidade e a segurança para realizar tarefas que antes só poderiam ser feitas presencialmente, em uma agencia bancária.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza em seu aplicativo, uma área exclusiva para o informe de rendimentos IRPF, mas antes de falarmos sobre esse aplicativo, vamos falar mais sobre esse assunto.

Publicidade
Informe de Rendimentos IRPF
Informe de Rendimentos IRPF (imagem Google)

O que é o Informe de Rendimentos IRPF?

Informe de rendimentos IRPF é um documento muito importante para as pessoas que fazem a declaração do imposto de renda. Contém dados indispensáveis com informações precisas no que refere aos ganhos e gastos do contribuinte.

Todas as posições financeiras e operações realizadas em dado período de tempo, pode ser obtida por determinadas instituições financeiras. Vale ressaltar que essas instituições são as quais o contribuinte do informe de rendimentos IRPF possui bens móveis e imóveis, sendo elas:

  • Bancos tradicionais
  • Bancos digitais
  • Corretoras

Esse informe faz referências de dados gerados em determinado período de tempo, o que facilita a checagem de informações e cruzamento de dados para a receita federal brasileira.

Tipos de informe de rendimentos IRPF – Emitir documento no app da Caixa

Existem vários tipos de informe de rendimentos IRPF disponíveis na plataforma da caixa econômica federal. Isso se dá pelo fato de que há diferentes tipos de fonte de renda.

Essas fontes de renda podem aumentar ou diminuir os ganhos do informante, alterando os dados que serão disponibilizados para consulta e averiguação do cliente e do governo federal.

No aplicativo par emitir documento da caixa econômica federal, os interessados poderão informar sobre todos os tipos de rendimentos que receberem, além de consultar dados já informados. Vejamos os tipos de informe:

Publicidade

Informe de rendimentos IRPF para o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é uma das autarquias do Governo Federal do Brasil, que está diretamente vinculado ao Ministério da Economia do nosso país.

Este setor governamental é responsável por receber, arquivar e informar os dados relacionados aos pagamentos, para todos os contribuintes inseridos em sua plataforma.

Com a arrecadação dessas contribuições coletadas em todo o território nacional, o INSS é que realiza a manutenção e o funcionamento da Previdência Social e o seu regime geral.

Informe de rendimentos IRPF para o SIGEPE

O Sistema de Gestão de Pessoas ( SIGEPE ) do Governo Federal, foi desenvolvido para analisar e distribuir informações por meio de recursos tecnológicos, como é usado também, para emitir o documento no app da Caixa.

Toda a gestão de pessoal e as suas políticas são feitas de forma tecnológica e digital, em parceria com os serviços federais de processamento de dados, que são a Dataprev e o Serpro.

Para acessar informações antigas, como por exemplo contra-cheques, o servidor público federal precisará do seu informe de rendimentos IRPF específico do SIGEPE

Informe de rendimentos IRPF bancários

A grande maioria de instituições bancárias, oferecem serviços digitais, como é feito para emitir o documento no app da Caixa. Pelos aplicativos dos bancos é possível acessar o documento.

O informe de rendimentos IRPF bancário, é o tipo mais comum e mais utilizado pelos usuários. Pela plataforma de acesso remoto dos bancos é possível acessar esse informe de modo online.

No período que se inicia a declaração do imposto de renda, muitos bancos deixam em destaque essa opção no próprio aplicativo, facilitando o acesso de seus usuários.

Onde retirar o informe de rendimentos IRPF

Todas as pessoas que tenham retenção de imposto de renda, devem emitir o seu informe de rendimentos, isso vale para pessoas físicas e também para pessoas jurídicas.

Antes de efetuar sua declaração de imposto de renda de suma importância que o contribuinte, tenha em mãos o informe de todos os rendimentos os quais ele tenha recebido. Vamos listar alguns deles:

  • Remuneração recebida de acordo com o trabalho
  • Investimentos, bônus e comissões
  • Renda através de aluguel ou pensão
  • Aposentadoria

Na maioria das vezes essas informações são enviadas pelas próprias fontes que efetuam os pagamentos, como por exemplo, as instituições financeiras, empresas em geral e até mesmo o INSS.

Emitir o documento no app da Caixa

A caixa econômica federal, vinculada ao governo federal, deixa disponível em sua plataforma online, o site para emitir o documento IRPF, que também pode ser feito pelo seu aplicativo. Para mais dicas interessantes acesse nossa sessão dicas.

Com a tecnologia na palma de nossas mãos, através de tablets e smartphones, os aplicativos bancários ficaram ainda mais fáceis e seguros de serem usados. Para saber mais sobre o assunto e emitir o documento IRPF no app da Caixa Econômica Federal, acesse o site e fique por dentro das facilidades que o banco oferece.