O termo “Internet das Coisas” é um termo utilizado para dar nome à revolução que conecta os itens que usamos durante nossa rotina à internet. Nos últimos anos, cada vez mais eletrodomésticos, transportes e até mesmo roupas são desenvolvidos para terem essa conexão.
Esses itens são criados para se conectarem à internet, entre si e até com outros dispositivos. Tudo isso para tornar a interação do usuário mais completa, pois várias informações são compartilhadas
O grande objetivo é fazer com que o mundo físico e o digital se tornem um. No artigo de hoje vamos te explicar alguns conceitos dessa revolução. Portanto, acompanhe mais a seguir.

O que é a internet das coisas e para quê ela foi criada?
Conectar objetos é uma ideia que existe há mais de 30 anos. Em 1991, quando a Internet que utilizamos começou a se tornar popular, o cientista e empresário Bill Joy, pensou sobre a conexão de Device para Device (D2D).
Já em 1999, Kevin Ashton sugeriu o termo “Internet das Coisas” e uma década depois escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”. Segundo Ashton, o tempo limitado no dia a dia vai fazer com que os usuários precisem se conectar à internet de outras formas.
Isso irá acumular muitos dados de movimento com grande precisão. Com esse tipo de registro, será possível diminuir o uso e melhorar recursos naturais e de energia.
Em quais locais esse termo se aplica?
Um bom exemplo prático de onde se aplica o termo Internet das Coisas é no protótipo Mobii, desenvolvido pelas empresas Ford e Intel. Este protótipo tem como objetivo mudar completamente o interior dos carros.
No momento em que o usuário entrar no carro, uma câmera fará o reconhecimento do rosto dele. Isso será utilizado para passar informações sobre sua rotina, te sugerir músicas e receber indicações sobre GPS.
Caso o sistema não reconheça a pessoa que entrou, ele envia as informações para contato do dono, o que ajuda a evitar furtos. O sistema deste automóvel é um ótimo exemplo de como irá funcionar a Internet das Coisas.
União da internet das coisas
Hoje em dia já existem diversos objetos conectados. Por enquanto a interação com o usuário é menor, mas muitas empresas estão investindo pesado para criar objetos cada vez mais importantes para unir a Internet das Coisas.
Pensando nisso, cada vez mais surgem iniciativas com grandes empresas que se uniram há alguns anos no grupo Open Interconnect Consortium (OIC).
Esse grupo tem como principal objetivo criar um protocolo para garantir o bom funcionamento da conexão entre vários objetos. Como são muitos objetos que utilizam essas tecnologias, é necessário bastante cautela para lidar com elas.
Aplicativos para controle de objetos inteligentes
Atualmente muitas pessoas já possuem mais de um objeto inteligente em casa. Isso já mostra como o termo Internet das Coisas está sendo usado nas residências. Muitas possuem ar condicionado inteligentes, geladeiras, ou apenas a TV Smart.
Por isso, separamos alguns aplicativos que possuem a função de controlar alguns desses objetos. Dessa forma você consegue ativar ou desativar vários serviços apenas com seu smartphone.
- Smart Life – Smart Living: Este app te ajuda a gerenciar diversos objetos inteligentes na sua casa, independente da marca ou função. É só adicionar o objeto através da sua rede WIFI;
- Amazon Alexa: A Alexa é uma das assistentes virtuais mais populares da atualidade. Tendo o app e produtos inteligentes na sua residência, você consegue acender e apagar luzes, pesquisar informações apenas com comando de voz, controlar ar condicionado, TV e muito mais;
- Positivo Casa Inteligente: Este aplicativo foi criado exclusivamente para produtos inteligentes da Positivo. Os produtos mais conhecidos são as câmeras inteligentes, e com o app você consegue se comunicar com sua casa em qualquer momento;
- LG ThinQ: Outro app de gerenciamento exclusivo é o LG ThinQ, ele é ideal para quem tem dois ou mais produtos da marca LG, pois reúne tudo em um só app.
Considerações finais
Se você, como a maioria das pessoas, utiliza seu smartphone ou outro dispositivo inteligente todos os dias, é importante conhecer um pouco sobre a Internet das Coisas, pois ela faz parte do dia a dia de milhões de pessoas no mundo. Além disso, ela existe para tornar sua interação com os dispositivos muito mais fácil.
Por isso, baixe um dos apps da lista e comece a controlar de modo ainda mais fácil os objetos da sua rotina. Para mais artigos visite as outras categorias do site Renda Social.
Lá você conhece o app TOP de bilhete de transporte, pode aprender a tocar violão pela internet, economizar na conta de luz, lê sobre carteira digital do Bradesco e muito mais. Tudo o que é preciso para você se manter atualizado.