Multa por atraso de pensão alimentícia – Veja como cobrar na pandemia

Publicidade

Se você tem dúvidas pertinentes sobre multa por atraso da pensão alimentícia, veio ao lugar certo. Até o final desse artigo suas dúvidas serão esclarecidas e você vai ficar por dentro de tudo.

Mesmo com tanto acesso à informação, muitas pessoas ainda sentem dúvidas relacionadas à pensão alimentícia e sobre como funciona tudo relacionado à ela.

Pensando nisso preparamos esse texto esclarecedor para que você conheça tudo sobre multa por atraso na pensão alimentícia e o que pode ser feito nesses casos. Fique com a gente!

Publicidade
Multa por atraso de pensão alimentícia
Multa por atraso de pensão alimentícia (imagem do Google)

Pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito garantido por lei pago através de um acordo judicial. É a justiça que determina o valor e a forma de pagamento para que esse direito seja respeitado.

O valor da pensão alimentícia engloba tudo relacionado à alimentação moradia, saúde, educação, lazer e etc. Existem outras forma para que a pensão alimentícia seja paga, e a cesta básica é um exemplo.

A multa por atraso de pensão alimentícia também é um direito que deve ser seguido por determinação da lei. O seu pagamento não está vinculado a nenhum outro direito ou dever, como o de visitação, por exemplo.

Direito à pensão alimentícia

Todos os filhos menores de 18 anos de idade têm direito a receber a pensão alimentícia. Essa regra tem exceções que podem ser definidas por lei ou em comum acordo entre as duas partes.

No código civil brasileiro, o artigo 1.694 assegura que os cônjuges têm a responsabilidade de pagar alimentos entre si, e esse direito é estendido nos casos de união estável.

Os avôs e as avós também podem ser obrigados por lei a pagarem a pensão alimentícia de seus netos. Isso acontece somente em alguns casos e também pode produzir multa por atraso de pensão alimentícia.

Publicidade

Direitos e deveres

Tanto quem paga a pensão alimentícia quanto quem recebe, deve seguir algumas regras e cumprir os deveres solicitados, para que possa receber o direito à pensão.

O valor estabelecido por lei, do pagamento da pensão alimentícia, garante o melhor interesse da pessoa que o recebe. Quem paga a pensão pode requerer uma prestação de contas para esclarecer os gastos.

Quem recebe, tem o direito que receber a pensão na data estipulada e receber também a multa por atraso de pensão alimentícia. Como já informamos anteriormente, todos esses detalhes são definidos por lei.

Calculando o valor da pensão

Alguns itens são observados para se fazer o cálculo de pagamento da pensão alimentícia. O juiz e os advogados vão calcular esse valor baseado em alguns fatores, como:

  • As condições e posses de quem paga
  • Necessidades da pessoa que recebe
  • Razoabilidade e acordos feitos entre as partes
  • Decisões judiciais pertinentes a cada caso

Os valores pagos são fixados de acordo com índices gerados automaticamente e geralmente são calculados com base na renda fixa mensal de quem paga a pensão.

A multa por atraso de pensão alimentícia também é calculada com base nesses dados, respeitando os valores que já foram acordados em juízo. A justiça leva muito a sério os assuntos relacionados à pensão alimentícia.

Multa por atraso de pensão alimentícia

Como você já pôde perceber, tudo relacionado à pensão alimentícia e seus valores, é estabelecido por lei e é a lei quem determina como será efetuado o pagamento da mesma

Em caso de atrasos com os pagamentos mensais da pensão, o próprio acordo irá determina os valores de juros e multas, e calcular o valor totas a ser pago.

Com isso, a justiça procura evitar que haja perdas na qualidade de vida de quem recebe o direito e tenta assegurar a garantia de recebimento. O não pagamento da pensão pode terminar em cadeia!

Como solicitar a pensão alimentícia

Em primeiro momento, quem precisa receber a pensão alimentícia deve procurar o auxílio de um advogado, para que tenha suporte na negociação de acordo e valores.

Caso não tenha condições financeiras, a defensoria pública disponibiliza gratuitamente um defensor para atender a esse tipo de necessidade. Basta que a pessoa vá até a defensoria pública de sua comarca, para solicitar o serviço.

Lá será informado todos os documentos necessário para dar entrada com o pedido de pensão alimentícia. É a defensoria pública que pode agir em casos de multa por atraso de pensão alimentícia.

Risco de prisão

Como já falamos, o não cumprimento do dever de pagar a pensão alimentícia, pode gerar multas e até mesmo a prisão do pagador. A justiça garante esse direito a todas as pessoas que não recebe em dia a pensão.

Muitos responsáveis pelo pagamento de pensão, tenta burlar a lei, não se registrando em empregos, mentindo sobre o valor da renda mensal, dentre outras artimanhas. Para mais dicas interessantes acesse nossa sessão dicas

O fato é que, é direito de quem recebe e é dever de quem paga. Mentir e omitir não ajuda e ainda pode gerar mais problemas perante a justiça. Leia mais sobre o assunto aqui e se informe melhor. Até a próxima!