Na aposentadoria por tempo de contribuição pode continuar trabalhando?

Publicidade

Se você tem dúvida se na aposentadoria por tempo de contribuição pode continuar trabalhando, este artigo foi feito pra você! Vamos esclarecer estas e outras dúvidas sobre o tema.

Apesar de ser um assunto que sempre ouvimos falar, existem muitas informações que não são passadas de forma clara, o que dificulta o entendimento dos leitores.

Por isso, tire um tempinho e leia até o final, para que você fique por dentro de tudo e saiba melhor se na aposentadoria por tempo de contribuição pode continuar trabalhando. Vamos lá?

Publicidade

Sabendo mais sobre aposentadoria

Primeiramente precisamos esclarecer o que significa o termo aposentadoria e todas as demais informações que esse tema abrange. Há diferentes formas de se aposentar em nosso país.

A aposentadoria por tempo de contribuição é apenas uma dessas formas. É considerada aposentadoria a remuneração paga ao trabalhador, após cumprir determinadas regras que são estabelecidas.

Essas regras podem ou não permitir que o trabalhador receba o direito previdenciário de se aposentar, após cumprir as atividades relacionadas ao trabalho pelo tempo que é solicitado pela previdência.

História da aposentadoria no Brasil

O direito de se aposentar foi introduzido no nosso país, em meados do ano de 1923, onde foram decididas as primeiras iniciativas sobre a forma de beneficiar os funcionários antigos que paravam de prestar serviços para determinadas empresas.

 Os primeiros setores que se pensavam beneficiar eram aqueles mais ligados ao funcionamento direto do império, e dos quais o sistema atual do país era mais dependente. Os referidos setores da época eram:

  • Correios e telégrafos
  • Estradas de ferro
  • Casa da moeda
  • Estradas de ferro
  • Marinha
  • Alfândega

No Brasil e em outros países, mulheres e professores têm o direito de se aposentar mais cedo que os demais. Nossa previdência oferece quatro tipos de aposentadoria: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e aposentadoria especial.

Publicidade

Aposentadoria por idade

Vamos explicar melhor cada forma de aposentadoria. Nesse método existe uma diferença entre o trabalhador urbano e o trabalhador rural. Esse benefício é concedido aos assegurados da previdência social.

Sendo uma das formas mais conhecidas de aposentadoria, tem como meta o pagamento aos trabalhadores quando completarem 65 anos de idade, no caso dos homens, e 60 anos de idade para as mulheres.

No caso da aposentadoria rural, esse tempo é reduzido para 60 anos de idade para os homens e 55 anos de idade para as mulheres. Lembrando que o servidor precisa provar sua contribuição na previdência social, para ter direito a se aposentar.

Aposentadoria por tempo de contribuição pode continuar trabalhando

Existem alguns requisitos básicos para que o contribuinte tenha direito a se aposentar por tempo de contribuição e continuar exercendo função remunerada.

Vejamos o caso dos professores: sua condição é comprovada apresentando o diploma registrado no órgão referente a essa formação ou algum outro documento que possa comprovar o registro.

Atividades exercidas do funcionário como docente, com exclusiva atuação em sala de aula, também podem ser consideradas provas, desde que estejam vinculadas aos órgãos que elas dirigem.

Aposentadoria por motivo de invalidez

Tem como objetivo a substituição da renda do assegurado, que por algum motivo esteja incapacitado de exercer a função que era de sua responsabilidade, antes de o mesmo ser considerado incapaz.

É aceito como invalidez a incapacidade parcial ou total, seja ela multiprofissional ou não, onde não há tratamentos possíveis para reverter o caso. Ou seja, quando não há possibilidades de reabilitação.

Para ser aprovado esse modelo de aposentadoria, o cidadão deve ser contribuinte da previdência social e comprovar que há incapacidade definitiva. Essa comprovação é feita através de perícia médica especializada.

Aposentadoria especial

Como o próprio nome sugere, esse tipo de aposentadoria está vinculado a uma forma específica de benefício. Nela o assegurado precisa da aprovação da previdência sobre a causa da solicitação.

Ele deve apresentar documentos sobre o tempo de contribuição que ele fez e ainda comprovar a existência de agentes nocivos à sua saúde, tais como:

  • Agentes químicos
  • Agentes biológicos
  • Agentes associados que prejudicam a saúde

Após o prazo de carência de cento e oitenta contribuições, ele terá direito de receber o beneficio conforme a tabela da previdência social. É uns dos meios mais burocráticos de se aposentar.

Continuar trabalhando depois de se aposentar

Com a expectativa e qualidade de vida dos brasileiros aumentando a cada pesquisa, vemos um quadro de pessoas aposentadas, mas que querem continuar exercendo o seu trabalho seja na área que já atuava ou em um novo ramo. Para mais dicas interessantes acesse nossa sessão dicas.

Que tal você saber melhor sobre esse assunto e se inteirar das novas leis e regras? Dá uma olhadinha aqui e fique ligado.

Muitas pessoas gostam de saber que na aposentadoria por tempo de serviço pode continuar trabalhando. Isso dá a elas uma expectativa de ganho extra, além de se sentirem cidadãos ativos, mesmo depois de se aposentar. De toda forma, a aposentadoria é uma garantia que os trabalhadores têm depois de passado os anos exercendo as suas funções laborais.