Hoje vamos falar sobre o benefício da renda básica emergencial, oferecido pelo governo federal. Esse benefício foi inserido na economia do Brasil em decorrência da pandemia do covid – 19.
No ano de 2020 os brasileiros precisaram de ajuda do governo federal para conseguirem manter sua qualidade de vida, pois com a pandemia, muitas perderam seus empregos e se encontraram em dificuldade financeira.
O auxilio à renda básica emergência veio em boa hora ! Antes chamado de auxílio emergencial, a ajuda do governo é para muitos, a única renda a que têm acesso e garante o mínimo de dignidade para a sobrevivência.

Saiba mais sobre o auxilia emergencial
Criado em meados do mês de abril do ano de 2020, devida as pressões econômicas decorrentes da pandemia do covid 19, o atual presidente sancionou um projeto de lei para auxiliar a vida financeira dos brasileiros.
Tal projeto foi aprovado pelos senadores e se deu o início do pagamento do, então chamado, auxílio emergencial. Ofertado para aqueles que correspondia aos requisitos obrigatórios, esse auxílio foi uma verdadeira mão na roda !
Como o primeiro valor pago de seiscentos reais mensais, a renda básica emergencial salvou muitos brasileiros de viverem em pobreza. O governo ofereceu também,a abertura de um crédito diferenciado, para aqueles que provassem sua necessidade.
Direito ao benefício – Saiba quem pode ou não receber
Assim como o auxílio emergencial, a renda básica emergencial paga o valor para aqueles que provam a necessidade do mesmo. Existe uma análise que é feita para que possa ser sacado o valor do auxílio.
Essa análise define o direito a receber, assim como o valor que irá ser pago em conta. A renda emergencial movimenta a economia e dá um alívio no bolso de muitos brasileiros.
Pessoas desempregadas, trabalhadores autônomos, mães solo dentre outros, são alguns dos beneficiários dessa renda, que precisam provar a veracidade das informações para ter acesso ao saque. Quem recebe o benefício de pagamento continuado ( BPC ), não tem direito de sacarem a o valor.
Aplicativo bancário para facilitar o dia a dia
A caixa econômica federal, lançou um aplicativo bancário para que as pessoas possam movimentas de forma prática e segura, o valor recebido pela renda emergencial.
Esse aplicativo facilita a movimentação do dinheiro, permitindo que os usuários realizem várias formas de transação, como:
- Saques em agências da caixa econômica federal e em lotéricas;
- Transferências de valores entre demais contas e aplicativos de bancos, sejam eles físicos ou virtuais;
- Pagamento de contas pelo próprio aplicativo do celular;
- Movimentações por pix sem cobrança de juros e/ou taxas;
- Consultas a extratos e dados vinculados ao trabalhador.
Como você pode perceber, o aplicativo da renda emergencial funciona como qualquer outro aplicativo bancário e oferece agilidade e praticidade para seus usuários.
Pesquisa de gastos
Como já vimos, o dinheiro da renda emergencial foi destinado a pessoas que atendiam à algumas exigências e foi pago de forma mensal para quem teve direito ao mesmo.
Foi realizada uma pesquisa em 2020, que constatou que mais de 40% dos brasileiros tinha como única renda, o pagamento mensal da renda básica até aquele momento.
Mias de 50% das pessoas entrevistadas, afirmou que o destino principal do dinheiro, era pra compra de alimentos essenciais e outros 25% usavam o dinheiro extra para o pagamento de contas e despesas fixas, como aluguel, água, energia e etc.
Como é feito o pagamento?
Quem tem o direito a receber o pagamento, pode ir diretamente a uma agencia da caixa econômica federal e solicitar o seu saque. Se você tiver acesso ao aplicativo, isso é ainda mais fácil!
Dentro do próprio app você pode pagar suas contas e transferir para outro banco, se assim desejar. O saque pode ser feito por terceiros, que tenham em mãos o cartão de crédito e a senha registrada.
Assim que o valor é liberado em sua conta, você já pode movimentar seu dinheiro e na data de liberação pode sacar o valor em espécie, nas agencias e até mesmo nas lotéricas.
Quem tem direito a renda básica emergencial?
O foco é destinado para as pessoas que não têm uma renda fixa comprovada e para os trabalhadores informais ou autônomos. Micro-empreendedores não possuem registro em CNPJ também tem direito.
Pessoas desempregadas e com renda inferior a prevista em lei, estão automaticamente aptas a receber a renda emergencial. Inscritos no Cad-Único, recebem o auxílio juntamente com a bolsa família, usando o mesmo cartão. Para baixar o aplicativo acesse o playstore e busque por auxílio benefício emergencial guia consulta.
Famílias que possuem renda mensal maior que 3 salários mínimos, não irão receber o auxílio, assim como os trabalhadores que são registrados. Não deixe de ficar por dentro das novidades, na sessão Aplicativos. Procure se informar se você tem o direito ao saque. Obrigada por ler até aqui, até mais!