Restituição do imposto de renda – Antecipar vale a pena?

Publicidade

Sobre a restituição do imposto de renda – antecipar vale a pena? Bom, essa é uma dúvida pertinente que paira sobre todos os contribuintes. Nesse artigo vamos esclarecer essa e outras dúvidas.

Quando se fala em imposto de renda, muita gente pensa que somente donos de empresas é que declaram esse imposto para a receita federal. Isso é um erro comum.

A restituição do imposto de renda depende exatamente da renda que a pessoa ou empresa adquire no prazo de um ano. Em alguns casos, antecipar vale a pena. Fique por aqui e aprenda tudo sobre esse assunto.

Publicidade
Restituição do imposto de renda
Restituição do imposto de renda (imagem Google)

Vamos falar sobre prazos

Logo no começo do ano já ouvimos falar no imposto de renda. Muito conhecido também como o leão do governo, ele mete medo nos contribuintes.

No começo do mês de fevereiro as pessoas já estão se preparando para elaborar a sua restituição do imposto de renda, que é enviada no mês seguinte. Existem aqueles que contratam contadores para efetuar o serviço.

Já estamos em fevereiro e fica a pergunta, afinal de contas o que é a restituição do imposto de renda? Vale a pena antecipar? Pra que serve esse imposto? Fique ligado que vamos falar sobre tudo isso a partir de agora.

O que é o imposto de renda?

Como o próprio nome sugere, é um tributo pago ao governo federal que está ligado com renda do contribuinte e com os gastos que ele obteve em determinado espaço de tempo.

No decorrer do período de um ano, os contribuintes recebem suas rendas advindas de salários, investimentos e demais ramos que geram renda para determinados indivíduos.

Em alguns casos, a Receita Federal já deduz e retém alguma parte desses ganhos em forma de tributos de taxas e juros. Em outros casos, esse recolhimento será feito após a declaração do imposto de renda. Vamos entender melhor?

Publicidade

Declaração de Imposto de Renda

Não confunda imposto de renda com a declaração do imposto de renda! Esta serve para especificar e informar os gastos ao governo federal, sejam de rendimentos tributáveis ou de rendimentos não tributáveis.

Ela também serve para acompanhar a como anda a evolução patrimonial dos contribuintes brasileiros, pelo motivo de que ela informa os bens adquiridos ao longo do último ano, como:

  • Imóveis
  • Automóveis
  • Títulos do tesouro nacional

Esse demonstrativo é super detalhado, contendo todas as informações que são necessárias para acompanhar os dados financeiros de cada contribuinte que faz a declaração, e ajuda o governo a averiguar certas irregularidades.

O que é a restituição do imposto de renda?

Primeiramente precisamos saber o que é a restituição do imposto de renda para termos uma idéia se antecipar vale a pena. A restituição do imposto de renda é uma forma de devolução dos gastos.

Os valores pagos a mais ou a menos são restituídos pelo governo para o bolso dos contribuintes que obtiveram saldo a ser recebido. Essa forma de quitação pode ser paga a vista ou de forma parcelada.

Se a declaração do imposto de renda fora positiva o individuo deve pagar a diferença para estar em dia com a receita federal. Se for ao contrário, o mesmo deverá receber a diferença do governo.

Gastos restituídos pelo imposto de renda

De forma prática quanto mais gastos, que são passíveis de dedução o contribuintes tiver tido naquele ano, maior será a chance de receber os valores quando terminar o processo.

Alguns gastos não entram na conta para serem devolvidos. O governo estabelece quais serão dedutíveis para o imposto de renda ser restituído ao bolso do contribuinte. São eles:

  • Saúde: consultas particulares, cirurgias plásticas relacionadas à saúde, fisioterapia, convênios médicos, despesas com cadeiras de rodas, tratamentos dentários.
  • Educação: graduação superior e qualquer nível de pós graduação, educação infantil, educação profissional seja técnico ou tecnólogo, ensino fundamental e médio para os dependentes declarados ou próprios.
  • Previdência privada: Somente o PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre, com o cálculo base de 12%.
  • Dependentes: cada dependente garante a dedução de dois mil duzentos e setenta e cinco reais e oito centavos.
  • Contribuição ao INSS: recolhida por autônomos ou que é descontada em folha de pagamento.

Como podemos ver, existem muitas formas de pagamentos e deduções do imposto de renda. Agora vamos falar sobre a restituição do imposto de renda e se antecipar vale mesmo a pena.

Restituição do imposto de renda – Antecipar vale a pena?

Pode ser antecipado o valor de até vinte mil reais da restituição do imposto de renda. Isso para clientes do Banco do Brasil que é vinculado ao governo federal.

Se você não faz parte desse banco, se informe melhor sobre a restituição do imposto de renda – antecipar vale a pena, pelo aqui e confira maiores detalhes. Para mais dicas interessantes acesse nossa sessão dicas

Você já aprendeu muita coisa sobre esse tributo brasileiro agora precisa saber mais sobre a restituição do imposto de renda e se antecipar vale a pena.