Concurso PM PI 2021: Edital pode sair em abril!

Publicidade

Polícia Militar do Estado do Piauí vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PI 2021). Previsto para ser divulgado em março, o documento de abertura deve ser publicado somente em abril. A informação é do comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho.

“Acredito que, em razão dos feriados, (o edital saia) somente em abril”, disse o coronel.

A banca organizadora do concurso será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).

Publicidade

Em outra ocasião, o comandante revelou que a expectativa era iniciar a formação dos aprovados ainda em setembro, com provas objetivas sendo aplicadas em junho. No entanto, com os atrasos, o cronograma deve passar por ajustes.

A corporação formalizou uma comissão organizadora para acompanhar o certame, que já tem vagas confirmadas. De acordo com o documento, o edital com 690 vagas para soldados e oficias será supervisionado pelos seguintes servidores:

No dia 14 de dezembro, o Governador do Estado, Wellington Dias, autorizou o novo edital concurso PM-PI 2021 para o preenchimento de 690 vagas. O aval, dado durante ato solene no Salão Azul do Palácio de Karnak, em Teresina (PI), contou com a presença do coronel Lindomar Castilho.

Do total de vagas, 650 vagas serão abertas para Soldados e 40 para Oficiais.

“Em conversa com o governador, nós adotamos dois critérios. O primeiro deles é que nenhum município do Piauí terá menos de seis policiais em atividade. Para cada grupo de mil habitantes, pelo menos um policial militar”, disse o coronel Lindomar Castilho.

Durante o ato, o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, afirmou que o governo chegou a cogitar o aval para mais de mil vagas. No entanto, a quantidade de vagas foi repensada por questões orçamentárias.

Publicidade

Sobre o concurso da PM-PI, Wellington Dias revelou que haverá uma reserva técnica, para que mais candidatos sejam aprovados ao longo das etapas de seleção.

“Aqui são 650 vagas para soldados e 40 para oficiais e, com isso, a gente sempre coloca uma linha de reserva, para também garantir um excedente, uma reserva estratégica”, disse o governador.

A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.