5 dicas para impressionar os recrutadores durante uma entrevista de emprego

Publicidade

Parabéns! Você finalmente conseguiu uma entrevista para o emprego dos seus sonhos. Só que desta vez, você deseja impressionar os recrutadores e passar por todo o processo de recrutamento. Nem sempre é fácil, principalmente quando você sabe que eles irão, pelo menos, encontrar uma dúzia de candidatos antes de conhecê-lo.

Dito isso, descubra nossas 6 dicas para impressionar os empregadores e se destacar em sua próxima entrevista de emprego:

Nunca se atrase

Publicidade

Não podemos deixar de enfatizar: causar uma boa primeira impressão é essencial. Lembre-se de que sua entrevista de emprego começa assim que você entra na empresa. Além disso, chegar atrasado pode ser estressante e pode levar você a um mau desempenho durante a entrevista. 

Em vez disso, planeje sua viagem para chegar alguns minutos antes da entrevista. Dica profissional: ao chegar na sala onde será realizada a entrevista, opte sempre por sentar em frente à porta. Dessa forma, a primeira coisa que o recrutador verá é seu rosto sorridente.

Faça sua lição de casa

Antes da entrevista, faça seu dever de casa e pesquise o empregador, seu setor, seus valores, seus sucessos recentes e o que o diferencia de seus concorrentes. Para isso, você deve encontrar muitas informações sobre a empresa em seu site. Não se esqueça de verificar se o empregador tem um blog e / ou uma presença nas redes sociais: também podem ser locais úteis para procurar. 

Pesquisar a empresa não só permitirá que você participe ativamente da entrevista, mas também mostrará sua motivação aos recrutadores e o quão sério você encara o processo de recrutamento.

Seja confiante

Publicidade

Durante a entrevista de emprego, lembre-se de que sua linguagem corporal e tom de voz são importantes e dizem tanto sobre você quanto sua resposta às perguntas. É por isso que é importante preparar sua entrevista com antecedência. Para fazer isso, prepare uma lista de perguntas que o recrutador pode fazer a você: isso pode variar de perguntas clássicas sobre seu histórico a perguntas mais avançadas sobre suas habilidades. 

Assim que sua lista estiver pronta, tente respondê-la na frente de um espelho ou com um familiar / amigo seu, até dominar as respostas. Isso permitirá que você esteja preparado e mais relaxado durante a entrevista enquanto responde às perguntas do recrutador.

Já que a confiança não funciona apenas com as palavras, tente trabalhar sua postura também. Você deve mostrar que está confiante graças à sua atitude, portanto, coloque as costas retas e as mãos sobre a mesa. Não cruze os braços nem fique muito confortável.

Não repita o que já está em seu currículo

Aborrecer o que (já) está no seu currículo ou pior, olhar para ele, enquanto responde a perguntas, vai incomodar seu interlocutor. Em vez disso, tente contar a sua «história» profissional: descreva o seu percurso, pense nos projectos mais importantes em que participou, fale sobre os desafios que enfrentou e como os superou. Não hesite em fazer a ligação entre as suas experiências e as várias missões do cargo para o qual está se candidatando. Isso lhe dará a oportunidade de destacar suas habilidades e mostrará ao entrevistador que você sabe exatamente o que deseja.

Faça perguntas relevantes

Durante a entrevista de emprego, não hesite em adotar uma atitude proativa. Não deixe o recrutador conduzir a conversa sozinho: faça perguntas relevantes para mostrar o seu interesse. Essas perguntas podem ser sobre a cultura da empresa ou o próprio trabalho. 

Não hesite em pedir mais detalhes sobre a posição para a qual está se candidatando ou sobre sua futura equipe, alinhando-se com o que você já conhece. Isso também permitirá um melhor entendimento da empresa e o que os recrutadores esperam de você, para melhor respondê-la.

Envie um e-mail de agradecimento após sua entrevista

A ideia aqui é enviar um e-mail ao recrutador no dia seguinte à sua entrevista, para lhe agradecer, mas também e acima de tudo, para reafirmar a sua motivação para o cargo para o qual foi entrevistado. O conteúdo do seu e-mail deve ser simples, conciso e consistente com o compromisso que você acabou de ter. 

Retome os pontos importantes que foram levantados durante a sua discussão: se foi algo novo que você aprendeu sobre a organização, um tópico específico que chamou sua atenção ou uma de suas habilidades que você esqueceu de mencionar.

Em suma, todas as desculpas são É bom lembrá-los de que você é o candidato ideal e que está motivado como sempre.