Veja opções para investir o seu FGTS

Publicidade

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ser considerado hoje um dos investimentos conservadores com maior rentabilidade, um a cada quatro trabalhadores que pretendem aderir ao saque emergencial vão guardar o recurso na poupança para usá-lo no futuro em alguma emergencia.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (31/7).

De acordo com o estudo, 60% das famílias que possuem direito ao saque emergencial do FGTS vão retirar todo o dinheiro, que pode chegar a R$ 1.045 por pessoa. Dessa parcela, 40% vão usar o recurso para quitar dívidas, 26% vão colocar na poupança e 23% vão gastar com bens e serviços.

Publicidade

A planejadora financeira CFP Ana Lúcia, mestre em negócios internacionais, afirma que caso a pessoa decida sacar e guardar o dinheiro, existem outras alternativas um pouco mais interessantes que a Poupança, que rende hoje 70% da taxa Selic mais a taxa referencial (TR): cerca de 1,6% ao ano.

“O valor acaba sendo mais interessante até para entrada. Como a liquidez do Tesouro Direto é diária, não tem mais a desculpa da Poupança. O Tesouro Nacional compra diariamente os títulos, então não perde aquela rentabilidade acumulada, o que pode acontecer com a Poupança”, completa.

Fonte: Metropoles